Sandro Aléssio

Professor de Física | UFOPA

Passos iniciais

Escola Municipal SUN-YAT-SEN no Bairro do Tauá, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ.

Durante a infância pude experimentar diversas escolas situadas no Rio de Janeiro ou em Belém do Pará. Devido o deslocamento do meu pai como militar, para o Rio de Janeiro, ou devido o período que eu passava em Belém, essas mudanças de escolas, inclusive no meio do semestre letivo, se faziam necessárias. Percebia que a cada nova experiência como aluno, em uma nova escola, com novos colegas e novos professores era um desafio. A timidez e o medo de experimentar uma nova metodologia de ensino, se fazia presente.

A escola deveria ser o lugar para alguém chegar sem medo, mas por quê essa desconfiança minha com o desconhecido? Talvez por eu ter percebido que nem sempre a escola tivesse sido amistosa comigo. Porém, prefiro enfatizar as boas experiências em todas as escolas por onde passei, na Sun-Ýat-Sen, por exemplo, tive uma passagem rápida, mas foi marcante para mim. Lá tive um grande desafio a ser superado, e vi pela primeira vez uma horta de perto, com alunos cuidando dela e depois se alimentando de parte do que foi cultivado…

Durante a juventude também passei por várias escolas! Até hoje não tenho uma explicação final sobre isso, o único motivo que lembro era de querer experimentar novas metodologias, é claro que naquela época eu não conhecia o significado deste termo! O medo se transformou em desejo, que se transformou em parte de meus estudos profissionais de hoje. Já no ensino médio, minha definição de seguir uma determinada carreira foi se afirmando. Primeiro tive a intenção de prestar vestibular para ciência da computação, depois foi para engenharia elétrica e finalmente o bacharelado em Física. Escolhi finalmente a Física com a pretensão na época de seguir carreira na Astrofísica… Hoje percebo que na verdade essa aparente indecisão tinha a ver com minha vontade de conhecer melhor o mundo sob vários aspectos, por isso tinha desejos de obter tais conhecimentos. Apesar das opções, acertei perfeitamente em ter escolhido a Física, pois através do estudo que tive e continuo tendo dela, hoje me sinto com passaporte para adentrar em qualquer área científica.

Comentários são bem-vindos!